Acerca de mim

The routine upset me so I waited until I found myself in the right frame of mind and I made it happen. I am living a great and hard adventure, that I expect every day to overcome. For me life must be lived day by day, taking the most important of it. When someone ask me: “but why Edinburgh?” I replies that is the Tibet nearest to Portugal. I try every day to keep a smile on my face, a sunny smile, even when my heart is sad, sunless day are long and slow to go. I found that my family and friends give me the strength to keep on going with the present. Ilse Furtado

sábado, 29 de dezembro de 2012

Os Nossos Natais em Scotland






Acontece sempre comigo, o Natal começa a aproximar-se e a azáfama total mas depois das decorações feitas, os postais enviados, presentes despachados para as crianças e as pequenas lembranças para os mais chegados sinto que me falta qualquer coisa: um vazio se começa a  instalar no meu coração deixando me vulnerável para momentos de nostalgia e tristeza - principalmente neste ano em que me faltou  a alegria e as palavras calorosas de quem partiu tão recentemente e que ninguém nem nada poderá a substituir, a minhaquerida mãe!
Decidi mais uma vez contrariar essa onda. Tive de voltar atrás com o que tinha primeiramente planeado - um calmo, pequeno e só a três Natal. Claro que pensei num menu muito natalício e alguns filmes para o entretenimento da nossa pequena  família de momento.

Parecia que tudo estava então arrumado mentalmente e assunto encerrado quando a minha filha se aproximou de mim, deitou se ao meu lado, e começamos a conversar acerca da noite de Natal do ano passado; concluimos que tinha tinha sido um Natal muito bem passado, que nos tínhamos divertido e como a casa tinha se enchido de gente e alegria! Mas e o trabalho que eu tive e as horas que passei na cozinha - “Oh Mãe  podíamos ter convidados outra vez porque tu vais sempre fazer muitas coisas, eu já te conheço” :-),   esta deu para pensar e rimos divertidas imaginando desde logo o momento.

Fiquei convencida e reconsiderei, até porque os argumentos da filhota foram completamente válidos. Bem, faltavam apenas dois dias e podia parecer pouco elegante ou inoportuno pelo pouco tempo até a noite de Natal. Quem convidar? Não durou mais do uqe dois minutos  e veio me logo à ideia quem poderia gostar de passar esse atemporal momento connosco, pois também eles os três estariam sozinhos muito provavelmente. Apressei-me a enviar primeiro uma mensagem, como todos os pormenores e logo a seguir o meu telefone tocou - “why not we are happy to come, thank you for inviting us!” 

A alegria voltou e encheu-me o coração e a mente de boas vibrações. Mais um Natal com diferentes pessoas, desta feita pessoas de um país do leste da Europa - Lituânia. Ela vivendo no Reino Unido há seis anos, dos quias cinco na Escócia (conhecemos há 2 anos) e ele a viver há um pouco mais de tempo por estas terras de sua majestade. Não preciso caracterizar aqui a personalidade destes recentes amigos, porque em geral pessoas dessa parte da Europa são sobejamente conhecidos pela disciplina, rigor e seriedade; todavia surpreenderam-nos pela boa disposição e  bom humor! Excelentes conversadores, com uma cultura geral tão geral e rica que diria uma cultura universalmente rica! Tivemos sorte com os nossos convivas, não sei,  mas uma coisa posso assegurar tivemos um feliz, divertido e longo jantar de Natal, que se prolongou até altas horas da noite - quase até as duas da madrugada - com as nossas duas crianças super entretidas e felizes também! Mas o NATAL não é isso mesmo? PARTILHA! Tem sido muito gratificante os nossos Natais por aqui. É interesante quando pessoas diferentes se conectam e a diferença se transforma apenas em admiração e mais cultura, o saber ouvir e não criar preconceitos é realmente importante para a convivência. O que parecia ser não é, e  afinal há fundamento; e se tivermos tempo e disposição para ouvir o criticismo, este dá lugar a um entendimento, sem ter, contudo, nenhuma obrigação de aceitar para nos próprios a verdade que é dos outros.

With love,

IF.

3 comentários:

  1. Natal é amor, e partilha, e por isso só poderia resultar numa noite tão bem passada.
    Faço votos de um feliz ano novo, para toda a família, Ilse.
    Um abraço.

    P.S. Lamento pela tua mãe; não sabia. Acredita que ela continua contigo.

    ResponderEliminar
  2. Fernanda! Amazing to hear from you-:) Thank you for your words and wishes!
    FELIZ ANO NOVO PARA TI E OS TEUS!

    PS - miss to click w you! I ll send u a msg by Face, ok!

    IF

    ResponderEliminar
  3. Que linda foto maninha. Gostei muito do que escrevestes. A vida e' assim mesmo da muitas voltas e por vezes acabas por fazer ou estar em sitios q nunca antes imaginas-tes estar. Mas nao estas sozinha apezar dos sentimentos espressos no blogue. Tamos longe mas tamos perto. Assima se tudo tens o teu Luis por perto, tens a tua querida filha por perto e acho q o sacrificio q esta a ser feito e' assima de tudo em proveito da vossa filha, claro da minha sobrinha. E' cria-la num pais c mais oportunidades e justica do que o nosso querido Portugal. Em varios aspectos sem nenhuma duvida. No pouco tempo q ca estam ja deu pra ver isso. Nao poderam ser apenas uma experiencia mas sim um rumo tracado c objectivos bem deliniados. O futuro esta aqui. Nao digo pra sempre mas ate ela chegar ao momento que decedira por ela e tenho a certeza q ela ira agradecer. Os militares dizem q a patria e' o ultimo refugio de um cobarde! Como nao somos desertores, entao so temos um caminho q e' pra frente! Desejo vos um feliz ano de 2013 cheio de alegria e saude! Deus abencoara a aa da tua mae q descanca em paz. A vida e' pra frente mana! Nao deixes q a nistalgia contamine os teus objectivos e tirem o tapete a Alicia! Mudar ja nao da mais ainda e inflizmente da forma q esta o nosso querido Portugal!

    Jorge

    ResponderEliminar