Acerca de mim

The routine upset me so I waited until I found myself in the right frame of mind and I made it happen. I am living a great and hard adventure, that I expect every day to overcome. For me life must be lived day by day, taking the most important of it. When someone ask me: “but why Edinburgh?” I replies that is the Tibet nearest to Portugal. I try every day to keep a smile on my face, a sunny smile, even when my heart is sad, sunless day are long and slow to go. I found that my family and friends give me the strength to keep on going with the present. Ilse Furtado

quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma semana cheia de música clássica (MC)!

Música clássica, sempre me pareceu uma música um tanto distante, pouco aliciante e até apática, talvez devido à falta de educação musical nas escolas, pois recordo-me levemente de uma disciplina musical no ciclo preparátorio, durante um ano , e nunca mais pelo resto da minha vida de estudante voltei a falar desta matéria como objecto de estudo.
Às vezes quando ouvia música clássica era quase sempre num mau contexto, isto é, em filmes, em cenas de dramáticas ou de terror, cenas que já eram de si intensas, e quando acompanhadas pela  musica clássica só ajudavam a torna-las ainda  mais aterradoras. Em casa raramente  ouviamos MC, e a ausência deste tipo de melodia no nosso dia-a-dia,  explica claramente o meu afastasmento em relação à musica classica, com pena minha.
 Mas acho que é consensual, pois há gostos e hábitos que nos têm que ser introduzidos no nosso quotidiano desde tenra idade, como certos alimentos; senão fazemos cara feia e mostramos a nossa ignorância criticando sem conhecer.
O mais parecido à MC que sempre ouvi e que aprecio bastante é o Jazz, que não sendo MC, esta relacionada pelo o número de instrumentos semelhantes, como por exemplo, a percursão e os metais.  Últimamente,ou seja, desde há dois anos para cá, que tenho andado mais desperta para esse  mundo, através das peças que a Lyli tem aprendido a tocar no cello.
Esta semana foi então uma semana cheia de melodias clássicas, no fim-de-semana passado, numa igreja metodista, durante uma hora, assistimos em família a um belo concerto (free), só contribuiamos com o que quisessemos à saida.
Nesta quarta-feira assistimos a outro (este já foi pago, mas nao foi caro), numa  grande e linda catedral -  St Mary’s Cathedral – sendo os  músicos os estudantes da mais conceituada escola de música particular de Edinburgh – St Mary’s Music School, que nos presentearam com o concerto da Primavera, e mais esta guardado para o Verão!
Foi de parar a respiração, ver um estudante de 16 anos com uma destreza, entrega e dominio do instrumento que não sabia ser possivel executar no cello e por um adolescente! Havia ainda crianças mais pequenas, que foram cantar no coro (em alemão), o que vai fazendo  ver a minha filha que a música clássica é actual,  e que pode ser muito interessante,  divertida  e que faz parte da realidade musical, para além do pop e do hip-hop.
Estes concertos antecedem a Páscoa, e  vão acontecendo em quase todas as igrejas em Edinburgh, chamam-se Springs Concerts, só é necessario estarmos atentos aos programas das igrejas e ter disponibilidade mental  para educar os ouvidos para sons tão pomposos!    


Eu acho que este ambiente a ajudou contribuiu positivamente para a sua 2ª audição, que aconteceu hoje, logo cedo. Com algum esforço, vencendo o vento,a chuva, o transito, chegamos 10 minutos antes da hora marcada, para no final recebermos com alegria e emoção um feed-back muito positivo.

1 comentário:

  1. Parabéns à Alicia!

    Acho que catedrais e igrejas são óptimos locais, com uma boa acústica, para este tipo de música.
    No verão fomos a um concerto em Praga, e lá eles fazem também em igrejas, catedrais, etc, no nosso caso foi num Museu, sendo um dos pontos altos das nossas férias; então para a Letícia, foi memorável!

    Beijinhos e aproveitem bem essa época de concertos!

    ResponderEliminar